Ética

“ Ética, exerce - lá.... sinal de juízo e sabedoria”
René Descartes


(Ética  é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicada aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, significa aquilo que pertence ao caráter).

Descartes é conhecido por não  ser conhecedor profundo da ética, porém tais críticas são um engano, pois ele identifica a ética  / filosofia,  como a realização da sabedoria que é suficiente para a felicidade, cuja o mesmo considera como “a melhor existência que um ser humano pode ter esperança de alcançar”.
Segundo Descartes, a ética consiste sobre duas noções básicas: Noção de Virtude, como uma disposição da vontade para escolher de acordo com o juízo da razão sobre o bem; e a Noção de Felicidade, como um estado de bem estar   mental que é conseguido através da prática da virtude . Dito isso, podemos notar que Descartes mantém a importância da felicidade, na forma de tranqüilidade, embora considera ser a virtude que liga a ética a meta mais alta do cultivo da razão. 
Diferente da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência as normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, enquanto a ética, ao contrário, busca fundamentos ao bom modo de viver pelo pensamento humano.
Concluímos que  Descartes reconhece o corpo humano como a mais perfeita das maquinas, trabalha por impulsos naturais, o que é hoje considerada como reflexões condicionadas, cujos controle e/ou modificações podem ser feitos pela mente, pelo poder da vontade racional. Porém a mente necessita de treinamento, do "bom senso" e da aquisição de sabedoria, o que por sua vez depende do conhecimento das verdades da metafísica a qual, a metafísica, por seu turno, inclui o conhecimento de Deus.
Por fim concluímos, segundo Descartes,  que a atividade moral está baseada no conhecimento verdadeiro dos valores, ou seja, em idéias claras e distintas garantidas por Deus, do valor relativo das coisas.